Pode usar adoçante na gravidez?

Consumir produtos naturais sem adoçantes seria o ideal na gravidez. Mas caso a gestante apresente problemas com o peso ou na regulação da glicose sanguínea o uso do adoçante pode ser necessário.

Entretanto, além do adoçante os produtos que normalmente eram consumidos antes da gravidez devem ser observados.. Fique atenta a aquele iogurte que é light e 0% de gordura ou o refrigerante zero ou light, porque a redução nas calorias  são conseguidas as custas de muito aspartame, ciclamatoou  sacarina sódica  que são adoçantes proibidos na gravidez! Dê preferência aos produtos adoçados com adoçante a base de sucralose ou stévia. Mas a grande dica é: leia o rótulo do produto que está levando para casa. A lista dos ingredientes merece atenção especial e pode ser umagrande aliada para uma alimentação mais saudável. Não se deixe levar somente pela propaganda de 0% de gordura, mas se preocupe com a qualidade do que está comendo e está oferecendo para o seu bebê.

 

Vamos aos malefícios dos adoçantes:

ASPARTAME:  é composto de ácido aspártico, fenilalanina, dois aminoácidos naturalmente encontrado nos alimentos. É de longe o edulcorante mais polêmico, e já se tem conhecimento de 92 efeitos colaterais associados ao consumo do aspartame. Embora não se conheça todos os efeitos que o aspartame pode provocar a longo prazo,  algumas pessoas são bem mais sensíveis e tem reações como dor de cabeça imediatamente após o consumo. No caso das grávidas, o consumo de aspartame pode levar a malformações fetais. O aspartame pode ultrapassar a barreira placentária e interferir no desenvolvimento neurológico do bebê. Por isso, leia o rótulo e de preferência tudo que tiver o aspartame não compre!

CICLAMATO E SACARINA SÓDICA:  geralmente eles vem associados em conjunto nos produtos. Na década de 80, a sacarina foi associada a um maior risco de câncer de bexiga, a partir de estudos com ratos e o seu uso foi limitado.  As grávidas também devem ficar bem longe desses dois adoçantes.

ACESSULFAME-K (acessulfame potássio): é feito do vinagre e não é digerido pelo organismo humano. Não é vendido comercialmente. Muito utilizado na indústria em conjunto com outros tipos de adoçante como a sucralose e pode ser ingerido pelas grávidas.

Quando falamos de adoçantes, muita gente lembra logo de café e chás. Esses dois alimentos devem ser evitados pelas grávidas principalmente nos três primeiros meses! A cafeína presente no café e nos chás também deve ser evitada.. Mesmo os chás inofensivos com erva doce ou camomila também devem ser evitados, pois podem ser abortivos. Então a grávida deve se hidratar com água, água de coco e sucos de frutas naturais.d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);d.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(s);

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 351 sala 1204- Ed. Fórum de Ipanema - Ipanema/RJ - Telefone: 21 3497-3929 / 9907-7585

© Copyright 2012 :: Gabriela Maia Nutricionista :: www.gabrielamaianutricionista.com.br

Criação de sites: Niterói WebSites | Comunicação: Dona Comunicação