AZEITE: “Ouro líquido”

O azeite extra-virgem, fonte importante da dieta mediterrânea consumida em países como a Itália, e é chamado por muitos como “ ouro líquido”. É uma fonte excelente fonte de compostos antioxidantes e de gordura monoinsaturada. E os benefícios são inúmeros:

1- O azeite extra-virgem fornece alta quantidade de antioxidantes ao corpo, o que pode reduzir a oxidação através da inibição da peroxidação dos lipídeos, fator que está envolvido nas doenças coronarianas, no câncer e no envelhecimento;

2- Promove melhora dos níveis de colesterol , diminuindo o colesterol ruim (LDL);

3- Contém em sua composição substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microorganismo por trás de casos de gastrite;

4- Já existem estudos, mostrando um alto efeito antiinflamatório, e que pode até aliviar a dor em alguns casos.
O azeite de oliva extra-virgem só deve ser consumido cru em saladas ou por cima de preparações já prontas para dar aquele gostinho especial do azeite.

Dica para comprar o azeite: dê preferência ao vidro escuro (verde ou âmbar), esse vidro protege o azeite da luz, o que o deixa mais saboroso e mantém sua qualidade. E procure comprar um azeite com acidez até 0,5%, isso também indica que o azeite é de boa qualidade.

Caso, a pessoa goste do sabor do azeite para cozinhar já existem no mercado óleos compostos que tem azeite de oliva virgem(não-extra virgem) na composição e são específicos para refogar, grelhar…

Dica final: é aromatizar o azeite com especiarias e temperos como alecrim, pimenta, alho etc…, o que pode ajudar na redução da necessidade do consumo de sal, por exemplo .

E a quantidade recomenda fica em 1 colher de sopa por dia.

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 351 sala 1204- Ed. Fórum de Ipanema - Ipanema/RJ - Telefone: 21 3497-3929 / 9907-7585

© Copyright 2012 :: Gabriela Maia Nutricionista :: www.gabrielamaianutricionista.com.br

Criação de sites: Niterói WebSites | Comunicação: Dona Comunicação