Alimentos termogênicos: Auxiliares no processo de emagrecimento

Os alimentos termogênicos ajudam no processo de emagrecimento, isto é, dão aquele empurrãozinho para a dieta, pois auxiliam na
queima de gordura. Casa alimento tem um mecanismo de ação particular, mas em sua grande maioria são alimentos que trazem aquela sensação de aquecimento do corpo. Quando esses alimentos são ingeridos, aumentam a temperatura corporal, aceleram o metabolismo e com isso auxiliam na queima de gordura. Eles atuam diretamente nas células que armazenam gordura chamadas de adipócitos, potencializando a quebra das gorduras, principalmente durante o exercício, hábito importante a ser adotado durante o processo de emagrecimento e toda a vida.

E devemos lembrar sempre que milagre não existe, então não adianta comer todos os alimentos termogênicos, cair de boca em um prato de batatas fritas e achar que vai dar resultado. Esses alimentos serão um empurrãozinho para a dieta saudável facilitando o processo de emagrecimento, por isso devem ser ingeridos com regularidade e vamos ver abaixo que não é muito difícil e ainda vai tornar sua alimentação mais gostosa e cheia de novos aromas!

* As pimentas, principalmente a vermelha, os pimentões, aceleram o metabolismo até 20%, porque aumenta temperatura corporal, melhora a circulação e ainda melhora o processo digestivo. As pimentas podem ser utilizadas no arroz ou no molho do macarrão, por exemplo.

*A canela é um condimento também com propriedades termogênicas que como as pimentas melhora a circulação e promove aquele calorzinho. Seu uso é bastante vasto, pode ser colocado em cima de uma fruta como a banana ou salada de frutas ou no suco ou em uma vitamina e até mesmo como um sabor especial no frango grelhado do dia a dia.. Ah, a versão em pau é ótima para acompanhar um chazinho no meio da tarde.

* O gengibre vem integrar o grupo dos temperos e condimentos termogênicos, pode ser utilizado cru em sucos ou ralado em cima da salada, refogado para dar aquele sabor especial nos legumes, frango, peixe ou carne vermelha ou ainda pode ser colocado no chá. Se você não gostar do sabor particular do gengibre comece com uma fatia bem fina e então você vai ver como ele muda um suco ou prato quente, por exemplo.

* O chá verde promove aumento da oxidação de gordura e da termogênse, isso em função de substâncias chamadas de catequinas que são polifenóis que combinadas com a cafeína também presente no chá, promovem a ação termogênica. Além disso, já existem estudos que os componentes do chá também a ajudam no controle do apetite por interagir com hormônios responsáveis por essas funções.Pode ser consumido também o chá branco que é originário da mesma planta do chá verde, a Camelia sinensis, mas tem um sabor mais suave Para preparar o chá, esquente 150ml de água, quando estiver quase fervendo, desligue o fogo coloque 1 colher de chá da erva, abafe por 5 minutos, coe e tome em seguida. E para quem acha que o chá verde amargo ou é um pouco forte, experimente consumí-lo gelado batido com uma fatia de abacaxi e folhas de hortelã. Fica uma delícia!

* O guaraná em pó e cacau em pó possuem cafeína na composição, uma substância conhecidamente termogênica. O guaraná pode ser consumido em pequenas quantidades em sucos e o cacau em sua versão em pó em cima de frutas ou batido a sucos ou vitaminas. E se você ficou animado com o consumo de chocolate, lembre-se que quanto mais cacau melhor e por isso somente os chocolates com mais de 50-60% de cacau são as melhores escolhas, mas mesmo assim fique em até 30g por dia.

* O ômega 3 é um bom aliado, pois o excesso de peso é encarado pelo organismo como uma inflamação e o ômega 3 tem propriedades antiinflamatórias, ajudando a amenizar o quadro e facilitar a perda de gordura. O ômega 3 está presente em boas quantidades nos peixes (sardinha, atum, salmão e arenque), na semente de linhaça e de chia. A linhaça ou chia pode ser batida no suco ou vitamina, ou use a farinha para colocar em cima das frutas, por exemplo.

DICA: Alimentos como chá verde, guaraná em pó, cacau possuem cafeína, por isso pessoas hipertensas devem ter um cuidado redobrado em seu consumo

Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 351 sala 1204- Ed. Fórum de Ipanema - Ipanema/RJ - Telefone: 21 3497-3929 / 9907-7585

© Copyright 2012 :: Gabriela Maia Nutricionista :: www.gabrielamaianutricionista.com.br

Criação de sites: Niterói WebSites | Comunicação: Dona Comunicação